Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie chegam na cidade de São Paulo e jantam em um restaurante com uma grande figueira no meio, remetendo ao Figueira Rubaiyat, localizado na região dos Jardins.
A matriarca da família usa um tablet com tradutor para tentar fazer o pedido em português enquanto Homer come churrasco. Ao olhar para a cidade, com direito a pontos turísticos como a Ponte Estaiada e a Catedral da Sé, Homer diz: "Ah, Brasil. Eu não poderia ficar com medo de você para sempre. A única coisa que me impede de morar aqui é aquele peixe que entra para nadar no seu canal de fazer xixi".
Em episódio de 2002, chamado "Feitiço de Lisa", os Simpsons vieram pela primeira vez ao país e ficam no Rio de Janeiro. Eles chegam atrás de um órfão chamado Ronaldo que era ajudado por Lisa. O desenho animado mostrou que as ruas brasileiras têm cobras e macacos andando e nossa moeda, o Real, foi motivo de piada por Homer: "O dinheiro deles é rosa", disse na época. A visita da família ao Rio provocou polêmica e protestos na internet. Muitos acharam que foram feitas piadas de mau gosto e com muito preconceito, chegando até o governo brasileiro - na época o presidente era Fernando Henrique Cardoso - se manifestar. O porta-voz da presidência disse que o episódio "trouxe visões distorcidas sobre o Brasil".
A secretaria de turismo do Rio, que havia investido U$ 18 milhões na época para melhorar a imagem da cidade no exterior e chegou a ameaçar processar a Fox, produtora do desenho. No fim, os produtores do programa acabaram pedindo desculpas pelo programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário